segunda-feira, 21 de março de 2011

Plotino – A Ordem e Organização de Seus Textos – Parte III

    No índice de Henry e Schwyzer apresentado na postagem anterior, a sequencia dos textos de Plotino organizada por Porfírio e a ordem cronológica dos textos (os números entre parênteses), estão em desacordo. Isto porque Porfírio (pupilo de Plotino) optou por uma distribuição temática dos textos de seu mestre, como já mencionado na postagem anterior.
Neste blog seguiremos a sequencia de Richter, que também é temática, porém, divide os principais temas da filosofia de Plotino um pouco diferente de Porfírio, e se baseia na reorganização dos textos conforme Kirchhoff (ver postagem anterior).
Assim sendo, Richter divide a filosofia de Plotino em cinco principais temas, que ele organiza em cinco livros, a saber:

Livro I – Metafísica: A teoria do ser.
Livro II – Teologia: A teoria do cosmos noetos (κóσμος νοετóς), que inclui a teoria dos conceitos sobre o uno, o intelecto e sobre a alma do mundo (ou alma universal).
Livro III – Física: A teoria do cosmos aístetos (κóσμοσ αìστετóσ), que inclui a teoria das formas sensíveis, da matéria e da natureza.
Livro IV – Psicologia: A teoria da alma humana.
Livro V – Ética: A teoria do bem, do belo, da verdade ou, da virtude, da arte e da ciência como, os caminhos pelos quais a alma se reeleva do mundo finito e sensível para o reino espiritual. Richter, Arthur. Neu-Platonische Studien, Hale 1867, Heft II, pág. 16-17.

    Neste blog trataremos de todos os temas conforme necessário, mas o nosso foco se localizará ao redor do livro IV, a psicologia de Plotino ou, a teoria da alma humana, já que este é meu tema particular de estudo.

   Mais informações sobre as principais obras que servirão de base para nossas traduções podem ser visualizadas na postagem: Plotino – Sobre a essência da alma parte 20, no endereço abaixo.

    Na próxima postagem vamos analisar brevemente a sistemática utilizada por Plotino na redação de seus textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário