terça-feira, 29 de junho de 2010

Cientista Historiador da Ciência Decifra o Código de Platão


     Alguns acreditavam que havia, muitos tinham certeza que não existia, e no entanto agora, o cientista de historia da ciência Dr. Kennedy da Universidade de Manchester, acabou com a longa disputa. Existe sim um “Código Secreto nos Escritos de Platão”. O Dr. Kennedy publicou o resultado de cinco anos de pesquisa e estudo no Jornal Americano Apeiron.
    Segundo ele, o código de Platão se baseia em um conjunto de simbolos herdados dos seguidores de Pitágoras, espalhados em seus escritos para formar uma estrutura musical. Um século antes de Platão, Pitágoras declarava que os planetas e os Astros produziam uma música inaudível, uma harmonia das esféras. Plotino também menciona isto (Sobre a Essência da Alma, texto 15). Platão imitou esta harmonia inaudível em seus escritos.
    O código secreto de Platão demonstra que ele já havia antecipado a revolução científica 2 mil anos antes de Isaac Newton, descobrindo a sua idéia principal, ou seja, o livro da natureza está escrito em linguagem matemática. Os códigos revelados demonstram também, uma nova maneira de se compreender a ciência e a religião.
  Na obra mais conhecida de Platão, A República, o Dr. Kennedy encontrou padrões de palavras musicais a cada 12ª parte da obra. 12 é a quantidade de notas na escala musical grega. Segundo o Dr. Kennedy, “Platão usou seus leitores como instrumentos musicais”.
   
    É de se esperar que com esta descoberta, o estudo não só de Platão, mas também de Plotino ganhe um impulso, pois tenho certeza que, também Plotino conhecia as entrelinhas de Platão.

Fonte da notícia: University of Manchester, 28 Juni 2010.
Ezequiel Martins Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário